19 novembro 2009

a arte de fotografar




Em grego, “foto” significa luz e “grafia” significa escrita, portanto “fotografia” quer dizer “escrita de luz”.


Tudo na fotografia é uma questão de luz, quando o fotógrafo clica, ele está escrevendo, numa caixa preta, a imagem com a luz da situação ambiental, que se formará no negativo.De acordo com o fotógrafo Michael Busselle, a fotografia, assim como a música, é uma arte universal que transmite suas mensagens com maior força e de modo mais direto que as palavras.


Também já disseram que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Entretanto, para se obter o máximo de impacto nessa comunicação visual, será preciso conhecer plenamente o equipamento e algumas regras de composição fotográfica. É necessário que o interessado em fotografia participe de um curso para sua formação profissional, para que possa extrair o máximo da sua câmara e da cena que quer captar.A princípio, parece uma tarefa banal, já que o ato de fotografar é mecânico e seu registro dura, geralmente, uma mera fração de segundos. Algumas pessoas chegam a questionar se a possibilidade de organizar vários elementos na mesma imagem não seria um privilégio dos fotógrafos de estúdio ou dos profissionais de computação gráfica, que, sem dúvida, têm mais tempo e recursos do que os fotógrafos ocasionais para analisar e decidir tais questões.


Fotografia é uma arte. Fotografar não é olhar o mundo através de um buraco na fechadura. Nas ruas, na praça, no campo aberto não existe buraco de fechadura. O fotógrafo quase nunca está fotografando secretamente. De alguma forma, ele está interagindo, está de alguma maneira interferindo. Por vezes, ele está mesmo ferindo. Na verdade, o fotógrafo é um exibicionista. Há uma atitude física do fotógrafo, uma maneira corporal de estar presente numa situação como fotógrafo.Uma boa fotografia é o resultado de aliar essa estética a algumas regras de composição. Depois de assimilada, elas se incorporam ao olhar. Adicione à tudo isso criatividade e o leitor se surpreenderá com os resultados obtidos por esses fotógrafos maravilhosos e suas lentes fantásticas.

Nenhum comentário: